Projeto Extensão Rural e Agroecologia

O que é?

O projeto Extensão Rural e Agroecologia (ERA) é uma iniciativa de pesquisa que aborda a Extensão rural no Brasil: os princípios e objetivos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) revisitados.Tem por finalidade identificar as principais fragilidades e potencialidades da execução da Pnater, proporcionando subsídios para a qualificação das ações de extensão rural.

Ao longo de três anos, serão realizadas diversas atividades, incluindo levantamento de dados, promoção de espaços de participação social, formação de técnicos e agricultores, intercâmbios territoriais e publicações de livros e cadernos técnicos.

Prevê a realização de pesquisa em todo o território nacional abrangendo as realidades dos diferentes biomas em perspectiva agroecológica, avaliando procedimentos, normas e metodologias. Os estudos serão conduzidos de forma participativa e interdisciplinar, envolvendo universidades, movimentos sociais, instituições de pesquisa e demais atores relevantes.

Objetivo

  • Sistematizar aprendizagens, oportunidades e limitações da PNATER para o fortalecimento da extensão rural e agroecologia
  • Propor diretrizes para a formação de extensionistas que qualifiquem as ações de extensão rural e agroecologia para melhorar as condições de vida dos povos do campo, das águas e das florestas

Meta

Considerando a relevância da agricultura familiar (Lei 11.326/2006) para o enfrentamento das urgências climáticas, mitigação da insegurança alimentar no país, produção de alimentos saudáveis e geração de emprego e renda no campo, se faz crucial a promoção evalorização de uma extensão rural baseada em princípios agroecológicos, democrática e inclusiva para o fortalecimento desse público baseada na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Decreto 7794/2012).

Neste sentido, o projeto busca gerar dados pertinentes de pesquisa que subsidiem a qualificação da política pública, ampliação das capacidades formativas de extensionistas rurais e gestoras(es) e divulgação científica capaz de qualificar as ações, permitindo um ambiente crescente de construção do conhecimento e fortalecimento da agricultura familiar.

De quem é a iniciativa?

Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, via sua Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural ( MDA/SAF/Dater) em parceria com a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

Nosso projeto em 4 passos

Levantamento de dados de ações nacionais e por região/bioma/público, com elaboração de indicadores de avaliação conforme princípios da PNATER

Acompanhamento  de espaços de participação social e discussão de conteúdo de qualificação da Extensão Rural

Formação continuada

Publicações de livros, cartilhas e cadernos técnicos orientados às normatizações, formação e divulgação científica.

Pular para o conteúdo