Este canal foi criado como mais uma ferramenta para fortalecer a comunicação e ampliar a visibilidade das ações realizadas, com o objetivo de compartilhar os principais informes e sínteses das atividades desenvolvidas nesta iniciativa de pesquisa e formação.
Nesse sentido, os boletins de comunicação foram estabelecidos como um recurso estratégico para promover o diálogo e destacar as ações realizadas no âmbito do projeto.
Até o momento, já foram produzidas duas edições do boletim, evidenciando o compromisso do projeto com a transparência e a disseminação de informações para os diferentes públicos envolvidos.
Primeira edição: setembro de 2024
A primeira edição do Boletim, com 22 páginas, trouxe um conjunto diversificado de conteúdos sobre pesquisa acadêmica em agroecologia, desenvolvimento agrário e agricultura familiar. Um dos destaques foi o estudo do Projeto ERA sobre Extensão Rural na região Centro-Oeste. Dentre muitos outros conteúdos, também trouxe uma cobertura do Encontro Nacional dos Projetos de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que aconteceu em março, em Brasília, e da realização, em agosto, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, do curso “Legislação Aplicada à Extensão Rural, Agricultura Familiar e Agroecologia”.
Segunda edição: dezembro de 2024
A segunda edição do boletim semestral do Projeto Extensão Rural e Agroecologia (ERA) trouxe um panorama detalhado das atividades realizadas ao longo do primeiro ano da iniciativa, que é fruto da parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Mais robusta, ao longo de suas 44 páginas, a segunda edição do boletim do Projeto ERA destaca os avanços nas pesquisas sobre extensão rural no Centro-Oeste, com foco nos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia, e a análise de políticas públicas e metodologias formativas no Brasil, evidenciando o papel da agroecologia na promoção de práticas sustentáveis e inclusivas. Outro marco foi a aula inaugural do curso “Agroecologia: Bases Conceituais e Metodológicas para Extensão Rural”, que atraiu mais de mil inscritos e gerará um e-book com as experiências compartilhadas. A publicação ainda apresenta ações de agricultura urbana e periurbana no Distrito Federal, conectando agroecologia à segurança alimentar e fortalecendo redes comunitárias e solidárias.