Principais Ações

Acompanhar atividades de elaboração, planejamento e execução de assistência técnica e extensão rural em curso para levantamento de dados e informações, documentar e analisar, de forma dialogada com o DATER/SAF/MDA.

 

Organizar publicações científicas de divulgação de conhecimentos em extensão rural, agricultura familiar e Agroecologia extensão rural como serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais

 

Acompanhar arenas de discussão de políticas públicas como os conselhos, documentar e analisar informações sobre a participação social. Participar de apresentação de resultados

preliminares e discussão de revisão de normas e procedimentos criando grupo gestor de pesquisa ação envolvendo gestores e Universidade.

 

Acompanhar, documentar, analisar, de forma dialogada com a Secretaria de

Agricultura Familiar,articulação de ações no âmbito da secretaria em suas diretorias e coordenações com as estratégias da Pnater, bem como, possibilitar a avaliação das ações na Secretaria no âmbito do Ministério, com outras secretarias e desta com Ministérios com ações de interface.

 

Realizar levantamento de metodologias utilizadas por técnicos de extensão rural, considerando os biomas, regionalidades, identidades e modos de vida e avaliar sua efetividade junto a público beneficiário de extensão rural.

 

Fazer recomendações ao DATER/SAF/MDA a partir de dados de estudos para qualificação das ações.Identificar experiências que permitam trocas de conhecimentos e intercâmbios entre instituições seja de extensão rural, seja destas com a pesquisa agropecuária ou redes sociotécnicas

 

Organizar processo formativo, eventual e/ou continuado de extensionistas e agricultoras(es) em experiências referências de forma dialogada com o DATER/SAF/MDA.

 

Levantar, analisar normatizações com base nos estudos realizados apresentando informes para ampla discussão na sociedade.

 

Promover um processo de avaliação participativa de abordagens metodológicas junto a grupos representativos no âmbito do governo federal, instâncias subnacionais e de representantes da agricultura familiar.

 

Elaborar, de forma dialogada com o DATER materiais de orientação e normatização para a atuação na extensão rural.

 

Pular para o conteúdo