Nossos participantes encerraram as atividades com reflexões sobre as temáticas e ações consideradas mais importantes para alcançar os objetivos e atender aos princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Percorreram temas essenciais como urgências climáticas, Agroecologia, financiamento e produção.

Além disso, refletiram sobre quais temáticas e ações são mais relevantes para atingir os objetivos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Apontaram necessidades em relação a recursos e estrutura, formação e políticas públicas.

Este curso também marcou o início do Projeto de Extensão Rural e Agroecologia (ERA), que visa revitalizar a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), em vigor há mais de uma década.

Desde o primeiro encontro, o grupo explorou conceitos, referências históricas e políticas da Agroecologia, bem como abordagens participativas na construção do conhecimento agroecológico.

Com a parceria entre a FAV-UnB e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA (DATER/SAF), o curso reuniu gestoras e gestores públicos com interface na política de Extensão Rural de ministérios como o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Desenvolvimento Social, Planejamento, além de integrantes da #Emater#INCRA, I#CMBio#GIZ#AGE#CONAFER e #Coopercarajás.

Pular para o conteúdo