Por Flaviane de Carvalho Canavesi, Docente Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Nina Paula Ferreira Laranjeira, professora aposentada da UnB e Jéssica Rodrigues Pereira, doutoranda em Sociologia na UnB, César Adriano de Souza Barbosa, pesquisador na UnB. todos são colaboradores da FAV, atuando no projeto ERA – Extensão Rural e Agroecologia.

Divulgamos o resumo expandido da pesquisa em andamento que busca compreender os processos formativos destinados aos profissionais de extensão rural no país. O objetivo do trabalho é analisar os desafios enfrentados por esses trabalhadores e as estratégias de capacitação que vêm sendo adotadas por diferentes instituições sejam elas de ensino superior ou técnico, públicas estatais ou não estatais.

O estudo combina diferentes metodologias: entrevistas com informantes-chave, levantamento bibliográfico e análise documental. Também são recompostas experiências anteriores e diretrizes definidas em seminários temáticos realizados ao longo de 2024, que têm contribuído para o debate sobre as práticas formativas e os caminhos para fortalecer a extensão rural.

Os primeiros resultados já evidenciam a importância de um forte componente de formação em campo, diretamente nos territórios, envolvendo de maneira integrada estudantes, professores(as) e extensionistas rurais. Esse caráter territorial das ações formativas reforça a necessidade de uma capacitação prática, contextualizada e dialogada com as realidades locais.

A expectativa é que a pesquisa contribua para orientar políticas públicas e práticas institucionais mais adequadas às demandas dos profissionais de extensão, fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável.

Leia o Resumo Expandido completo aqui:

Pular para o conteúdo