Especialistas, estudantes e gestores estiveram reunidos para debater letramento digital, políticas públicas e agroecologia como caminhos para um futuro sustentável

A Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) é uma ótima oportunidade de apresentar para a comunidade acadêmica as ações que estão em curso nos mais diversos departamentos e projetos desenvolvidos pela universidade. No dia 8 de novembro, o auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), no Campus Darcy Ribeiro, sediou uma roda de conversa sobre Iniciativas para a Transição Agroecológica em Promoção à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Promovido pelo Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (CEGAFI/UnB), o Projeto Pesquisa e Formação em Extensão Rural e Agroecologia (ERA/UnB) e a própria FAV, o evento reuniu professores, estudantes e representantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Entre os destaques do encontro, esteve a apresentação de um inovador projeto de “Letramento Digital” do CEGAF/UnB, que utiliza a gamificação como ferramenta de aprendizado interativo. Por meio de um jogo, os participantes exploram conceitos sobre soberania e segurança alimentar de forma lúdica e envolvente. O professor Mário Ávila, vinculado à Faculdade UnB Planaltina (FUP), enfatizou a relevância de ações como essa para democratizar o acesso a documentos e editais que, muitas vezes, estão disponíveis apenas no formato digital.

A equipe do Projeto ERA/UnB/MDA representada pela Profa. Dra. Flaviane Canavesi e o Pesquisador Colaborador César Barbosa (SAT) tiveram a oportunidade de apresentar um pouco das ações do projeto e também abordar o tema da da Transição Agroecológica por meio de de seus indicadores.

Já Profa Vânia Pimentel do Instituto Federa de Brasília (IFB) campus de Planaltina, que também é representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA/Centro-Oeste) e que destacou a importância do processo educativo de letramento digital para facilitar o acesso a diversos conteúdos, hoje acessíveis apenas por meio deste conhecimento.Também falou da importância de Políticas Públicas para combatermos o uso dos agrotóxicos, para Reforma Agrária e inclusão das bandeiras da Agroecologia.

A roda de conversa foi encerrada com a participação do Técnico da Emater/DF, José Nilton, responsável pela Gerência de Comercialização e que descreveu o cenário atual enfrentado pela empresa e que nos últimos 30 anos vem expandindo a agroecologia e a produção orgânica no Distrito Federal e entorno.

A experiência foi enriquecida com um toque especial: um lanche saudável (de verdade) oriunda do Assentamento Canaã, valorizando os frutos do Cerrado, suas cores e toda sua riqueza nutricional.

Equipe ERA

Pular para o conteúdo