Curso remoto “Agroecologia: bases conceituais e metodológicas para a extensão rural”

De 24/10 a 12/12/2024

Plano do curso

Ementa:

Estudo dos conceitos e princípios em Agroecologia; atualização de metodologias participativas críticas; compreender passos para sistematizar experiências e boas práticas em extensão rural; conhecer e apreender temas atuais na formação em Agroecologia como bases científicas, metodológicas, transição dos sistemas agroalimentares e território; desenvolver habilidades de escrita e divulgação.

Objetivos:

  • Formar público da extensão rural no Brasil em bases científicas e princípios da Agroecologia, bem como em metodologias participativas de construção do conhecimento;
  • Estudar os principais conceitos em Agroecologia promovendo uma atualização da perspectiva de trabalho;
  • Promover a reflexão crítica da atuação da extensão rural através da sistematização de experiências e boas práticas;
  • Apoiar uma comunidade de aprendizagem capaz de integrar redes de extensão rural;
  • Incentivar a publicação de experiências extensionistas.

Metodologia de ensino:

O curso será ministrado em formato remoto, síncrono, em aulas de 2h/semana, com transmissão ao vivo. As aulas ficarão gravadas em https://www.youtube.com/@Era.ExtensaoRuraleAgroecologia

O curso exige presença de 75% das aulas para que o certificado seja liberado. As presenças serão aferidas no momento de cada aula.

Os materiais do curso serão enviados semanalmente por correio eletrônico, haverá necessidade de leitura prévia dos materiais indicados

A equipe acompanhará a interação pelo chat do youtube no momento da aula e também estará atenta aos correios eletrônicos e redes sociais do Projeto ERA https://www.instagram.com/era.extensaoruraleagroecologia?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Correios: cesar.barbosa@unb.br 

Critérios de avaliação

Para a certificação do curso será exigida a entrega de avaliação podendo escolher entre duas opções

  1. Resposta ao questionário enviado via forms no dia 12/12/2024 com questões pertinentes às aulas que deverá ser respondido até 06/01/2024

OU

  1. Resumo expandido de experiência extensionista de até 3 páginas entregue até 06/01/2024

O(a) cursista que eleger por este formato, poderá ter o trabalho publicado em e-book. Uma equipe editorial avaliará os trabalhos e, após edição, serão publicados aqueles que estivem de acordo com as regras. Para orientar este trabalho, encaminharemos maior detalhamento.

Aula 1 (24/10): Introdução às ações de extensão rural e agroecologia no Brasil

ACESSE AULA 1

Prof. Flaviane Canavesi- Universidade de Brasília

Sr.Vanderley Ziger – Secretário de Agricultura familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar 

Sr.Marenilson Batista – Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural 

Sra. Marines Bock – Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (FASER)/ Extensionista EMATER/RS-ASCAR

Sr. Isaac Sassi representando o presidente Luciano Brandão – Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (ASBRAER) 

Prof. Vânia Pimentel – Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), prof. Dra. Instituto Federal de Brasília (IFB) 

___________________________________________________________________________________________________________________

Aula 2 (31/10): Agroecologia – história e conceitos de como se constrói o campo do conhecimento

ACESSE AULA 2

Flaviane Canavesi 

Vania Pimentel 

Thamyris Carvalho Andrade

Referências:

  1. HECHT, Susana. A evolução do pensamento agroecológico. Agroecologia e desenvolvimento Ano I número 1 Agosto 1993. Disponível em: https://niarural.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/09/a-evoluc3a7c3a3o-do-pensamento-agroecolc3b3gico.pdf
  1. BRACAGIOLI NETO, Alberto; MARQUES, Flávia Charão. Extensão rural: trajetórias e desafios. 2023. Capítulo 1 – trajetória histórica da extensão rural pág 15 à 54

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/264046/001175762.pdf?sequence=1

  1. ANDRADE, Thamyris Carvalho. O Patrimônio alimentar dos povos tradicionais do cerrado:: Ensaios sobre instrumentos, insumos, sabores e saberes da cozinha cerratense. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, v. 10, n. 2, p. 172-190, 2023.

Para quem quiser aprofundar, sugerimos:

GONZALEZ de MOLINA, Manuel. Introducción a la agroecología. Que és la agroecología? p 9-14. Cuadernos tecnicos SEAE. SEAE, 2011 Disponível em: file:///C:/Users/UnB/Downloads/Introduccion%20a%20la%20Agroecologia.%20M.%20Gonzalez%20de%20Molina.pdf

GIRALDO, Omar. Multitudes Agroecológicas. UNAM, 2021. Cap 3.  Bloques agroecológicos e intersecciones de lucha de los pueblos. Disponível em: https://librosoa.unam.mx/handle/123456789/3503

ANDRADE, Thamyris Carvalho. O Patrimônio alimentar dos povos tradicionais do cerrado:: Ensaios sobre instrumentos, insumos, sabores e saberes da cozinha cerratense. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, v. 10, n. 2, p. 172-190, 2023. Disponível em: https://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=16332

ANDRADE, T. C. Visibilização do trabalho feminino, valorização da doçaria Cerratense e fomento do uso dos frutos do Cerrado na Gastronomia: o caso do Festival Gastronômico de Arraias (TO). Revista Mangút: Conexões Gastronômicas. ISSN 2763-9029. Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 174-186, jun. 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/mangut/article/view/62939

ANDRADE, Thamyris Carvalho. GOsTO: um punhado de mandioca e um bocado de cerrado. Portal de Livros da Editora, v. 1, n. 44, p. 134. Palmas – TO: EDUFT, 2020. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/2526?locale=pt_BR

Sociobiodiversidade e sustentabilidade no Cerrado [recurso eletrônico] / organização, Regina Coelly Fernandes Saraiva … [et al.]. – Brasília: Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: https://museucerrado.com.br/sociobiodiversidade-e-sustentabilidade-no-cerrado/

___________________________________________________________________________________________________________________

AULA 3 (7/11): Metodologias participativas críticas: princípios para o desenvolvimento de capacidades criativas no uso de metodologias participativas ou colaborativas

Nina Laranjeira

slides

https://drive.google.com/file/d/1XuLPWXjKFFnftOl-b1vRCcNXW71YTCrs/view?usp=sharing

Jéssica Rodrigues Pereira 

Experiência convidada – Clérison Belém – Rede ATER NE de Agroecologia

Referências

SIMÕES, Gabriel Lima; SIMÕES, Janaina Machado. Reflexões sobre o conceito de participação social no contexto brasileiro. VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. UFMA, v. 25, 2015. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo3/reflexoes-sobre-o-conceito-de-participacao-social-no-contexto-brasileiro.pdf 

MARINHO, Cristiane Moraes; FREITAS, Helder Ribeiro. Utilização de Metodologias Participativas nos processos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): fundamentos teórico-práticos. EXTRAMUROS-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 3, n. 2, p. 10-28, 2015. https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/764 

MOTTA, V. Por uma agroecologia antirracista. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL FEMINISMO E AGROECOLOGIA: TRABALHO, CUIDADO E BENS COMUNS, 3., 2020, Recife. Anais […]. Recife: CIFA, 2020. Disponível em: https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6396/2435

MOTTA, V. Agroecologia antirracista: uma insistência. Cadernos de Agroecologia: Diálogos, Convergências e Divergências, v. 16, n. 1, 2021. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/6610

RAMOS, Carlos Henrique de Souza. Núcleo de Estudos em Agroecologia e Convivência com o Semiárido. Salvador: Luna Iniciativas Culturais, 2019. https://www.car.ba.gov.br/sites/default/files/2019-11/NEACS%20LIVRO%20LAYOUT.pdf 

Para quem quiser aprofundar, sugerimos:

GOHN, Maria da Glória. Teorias sobre a participação social: desafios para a compreensão das desigualdades sociais. Caderno CRH, v.32(85): 63-81, Salvador, 2019. https://www.redalyc.org/journal/3476/347661103005/347661103005.pdf

MARQUES, Flávia Charão. Múltiplos atores e o potencial do conhecimento: repensando a relação pesquisa e extensão no desenvolvimento rural. In: Bracagioli Neto, Alberto, Charão-Marques, Flávia (org.). Extensão rural: trajetórias e desafios [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2023. Cap. 6, p. 177-207, 2023. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/264215 

MACHIN SOSA, Braulio; JAIME, Adilén Maria Roque; LOZANO, Dana Rocio Ávila; ROSSET, Peter Michael. Revolução Agroecológica: O Movimento de Camponês a Camponês da ANAP em Cuba. https://www.academia.edu/5106381/REVOLU%C3%87%C3%83O_AGROECOL%C3%93GICA_O_Movimento_de_Campon%C3%AAs_a_Campon%C3%AAs_da_ANAP_em_Cuba 

___________________________________________________________________________________________________________________

Aula 4 (14/11): Metodologias participativas (continuação)

Nina Laranjeira

Experiências Convidadas: 

  1. Prof. Gabriel Zanatta (UFT) – Assessor da Secretaria Nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas (SEART/MPI)
  2. Regina Gonçalves Medeiros e Robson Becker Loeck. Extensionistas Rurais Sociais, Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas.

Referências

PADILHA, Paulo Roberto. O Círculo de Cultura na perspectiva da intertransculturalidade. 2012. http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1646/3/FPF_PTPF_13_010.pdf 

MOTA-NETO, João Colares. Paulo Freire e Orlando Fals Borda na genealogia da pedagogia decolonial latino-americana. Folios,(48), 3-13. 2018. http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n48/0123-4870-folios-48-00003.pdf 

DA CUNHA, Manuela Carneiro. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, n. 75, p. 76-84, 2007. https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13623/15441   

LARANJEIRA, Nina Paula; BARBOSA, César Adriano de Souza. A pesquisa participante e a construção do protagonismo camponês na transição agroecológica: o caso do assentamento Sílvio Rodrigues, Goiás, Brasil. Agroecologia, n.13, 2018.

Para quer aprofundar sugerimos:

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. Ubu, Piseagrama: São Paulo, 2023. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7944144/mod_resource/content/1/Antonio%20Bispo%20dos%20Santos%20-%20A%20terra%20da%CC%81%2C%20a%20terra%20quer-Ubu%20Editora%20%282023%29.pdf 

COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação participativa e compromisso social da Universidade. Editora CRV, Curitiba, 2021.

FERREIRA, Joelson; FELÍCIO,  Erahsto. Por terra e território: caminhos da revolução dos povos no Brasil. Teias dos Povos, Assentamento Terra Vista: Arataca, Bahia, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014. Cap. 4 – Educação e conscientização. (sobre os círculos de cultura) 

HOOKS, bell. Paulo Freire In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

JAUMONT, Jonathan; VARELLA, Renata Versiani Scott. A Pesquisa Militante na América Latina: trajetória, caminhos e possibilidades. Direito e Práxis, v. 7, n. 13, 2016.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidade: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v. 15 n. 1-2, 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412. Acesso em: 10 jun. 2022.

___________________________________________________________________________________________________________________

Aula 5 (21/11): Sistematização de experiências 

Nina Laranjeira

ExperiProf. José Nunes da Silva – UFRPE, presidente da ABA (Associação Brasileira de Agroecologia)

Sheyla Saori – Sempreviva Organização Feminista (SOF)ências convidadas

Referências

Cadernetas agroecológicas e as mulheres do semiárido de mãos dadas fortalecendo a agroecologia. Resultados do uso das cadernetas nos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil de agosto de 2019 a fevereiro de 2020. Salvador: Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), 2020. https://ctazm.org.br/bibliotecas/cadernetas-agroecologicas-e-as-mulheres-do-semiarido-de-maos-dadas-fortalecendo-a-agroecologia-338.pdf 

Caixa de Ferramentas para o desenvolvimento de cadeias de valor sensíveis a gênero. CapGestão Amzônia – GIZ, MDA, 2023. https://www.programacap.org.br/material/caixa-de-ferramentas-genero/

CHAVEZ-TAFUR, Jorge et al. Aprender com a prática: uma metodologia para sistematização de experiências. Rio de Janeiro: AS-PTA. 2007. https://aspta.org.br/files/2012/09/manual-de-sistemizacao.pdf 

HOLLIDAY, Oscar Jara et al. Para sistematizar experiências. 2006. http://plone.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca-1/para-sistematizar-experiencias/para-sistematizar-experiencias-livro-oscar-jara.pdf 

Para quem quiser aprofundar, sugerimos:

JARA, Oscar. Sistematização de Experiências: Uma proposta enraizada na história Latino Americana. Revista Estudos do Sul Global, v. 1, n. 2, 2021. https://resg.thetricontinental.org/index.php/resg/article/view/55

___________________________________________________________________________________________________________________

Aula 6 (28/11): Oficina de escrita acadêmica 


Flaviane Canavesi

Fabio Dal Soglio

Nesta aula será orientada a entrega do resumo expandido – opção 2 de avaliação da aprendizagem

Orientações para Avaliação

Para a certificação do curso será exigida a entrega de avaliação podendo escolher entre duas opções:

  1. Resposta ao Questionário enviado via forms no dia 12/12/2024 com questões pertinentes às aulas que deverá ser respondido até 13/01/2024

OU

  1. Resumo expandido de experiência extensionista entregue até 13/01/2025.

O(a) cursista que eleger por este formato, poderá ter o trabalho publicado em e-book. Uma equipe editorial avaliará os trabalhos e, após edição, serão publicados aqueles que estivem de acordo com as regras estabelecidas.

 Orientações para entrega de resumo expandido:

 O texto deverá ter até 5 páginas;

Fonte Times New Roman, tamanho 12, formato justificado, no corpo do texto, espaçamento entre linhas simples. Título em negrito tamanho 14.

Deve apresentar os seguintes tópicos: Título; texto principal; agradecimentos; e referências.

Não deve conter subdivisões no texto principal, seguindo a ordem: introdução, objetivos, metodologia, reflexões, discussão e aprendizados da experiência, conclusão.

Pode conter no máximo dois (2) componentes de dados (Tabelas e/ou Figuras), inclusos no total de páginas.

Não há limite para número de autores (as), contudo, avalie indicar nos agradecimentos aqueles que não tiveram uma participação direta na elaboração do trabalho. Indicar autores, afiliação institucional e endereço eletrônico abaixo do título.

Os(as) cursistas que participam de uma mesma experiência podem entregar um mesmo trabalho.

Para as citações e referências veja as diretrizes da Revista Brasileira de Agroecologia disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/rbagroecologia/diretrizes

Os trabalhos deverão ser enviados para o endereço projetoextensaoruraleagroecolo@gmail.com em duas cópias em formato word, uma com identificação de autores e outra SEM a identificação. Verifique resposta de confirmação de recebimento.

O prazo para envio é até 13/01/2025.

Link da 6a. aula:

Referências

KUSCHNIR, Karina. Dez truques da escrita num livro só. Rio de Janeiro, 15/07/2015. Disponível em https://karinakuschnir.com/2015/07/15/dez-truques-da-escrita-num-livro-so/ Acesso em: 25/11/2024.

Para quem quiser e gostar de escrever, sugerimos:

BECKER, Howard S. Truques da escrita. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015.

DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: sobre pesquisa e escrita acadêmica.s Ec. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2024.

ERNAUX, Annie. A escrita como faca e outros textos. Ed. Fósforo. São Paulo, 2023.

Curso de escrita acadêmica: https://www.youtube.com/@rosanapinheiro-machado9854

___________________________________________________________________________________________________________________

Aula 7 (05/12): Território e Agroecologia

Flaviane Canavesi

Prof. Murilo Mendonça Souza – professor da UEG

Márcio Santos – Assentamento Luiz Beltrame, Direção Nacional do MST por SP 

Referências (NOVO!)

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Por uma leitura territorial do Cerrado: o elo perverso entre produção de riqueza e desigualdade social: For territorial reading of the Cerrado: the perverse link between the production of wealth and social inequality. Élisée-Revista de Geografia da UEG, v. 9, n. 2, p. e922008-e922008, 2020. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/10861

HAESBAERT, Rogério. Território (s) numa perspectiva latino-americana. Journal of Latin American Geography, v. 19, n. 1, p. 141-151, 2020. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48619302

SILVA, E. B. da; SOUZA, M. O. de. Agroecologia e geografia agrária: aproximações a partir dos conceitos de território e campesinato. In: Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1M7-SmnpTzJzEge_Nd6wu7q-WVzB5kwRt/view?usp=sharing


Link da 7a. aula:

https://www.youtube.com/live/vPqUNRe4svA?si=7SA4Ngj2527mNnZc

___________________________________________________________________________________________________________________

Aula 8 (12/12): Estratégias integradas de extensão rural e mercados: aproximação de quem produz e quem consome e a relação campo cidade

Flaviane Canavesi

Janaína Deane de Abreu Sá Diniz

Referências

  1. PORTILHO, Fátima. Ativismo alimentar e consumo político–duas gerações de ativismo alimentar no Brasil. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, v. 25, n. 2, p. 411-432, 2020. https://www.redalyc.org/journal/5520/552064726002/552064726002.pdf 

Para quem quiser aprofundar, sugerimos:

GAZOLLA, Marcio; SCHNEIDER, Sergio. Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017 (partes II e IV) https://lume.ufrgs.br/handle/10183/232245

Pular para o conteúdo