Valorizar a Extensão Rural Governamental

Esse foi o intuito da sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizada esta semana, marcando a data 16 de abril como Dia de Luta Nacional em defesa da Extensão Rural Pública.

Segundo o presidente da Emater DF, Cleison Durval, a organização possui cerca de 200 extensionistas que atuam em cerca de 18 mil propriedades rurais no DF e que estão sempre com seus direitos sendo ameaçados. Ja no Brasil a estimativa e de 20 mil extensionistas que atuam com cerca de 2 milhões de famílias, em mais de 5.000 municípios. Partciparam da sessão palamentares, representantes da Secretaria de Agricultura do DF (#SEAGRI), da #Emater DF, da #ASSER-DF e a #FASER.

A escolha do dia 16 de abril com data de luta nacional em defesa da Extensão Rural Pública veio da FASER, Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil.

O Diretor do #DATER/MDA, Marenilson Batista, ressaltou a importância da formação de agentes de #ATER e a diversidade de atividades realizadas por extensionistas no Distrito Federal. Essas atividades vão desde orientações para produção de frutas até suporte para psicultura, acesso a créditos, saneamento e estratégias de comercialização, entre outras. Ele também abordou o Sistema Único de Gestão e Financiamento para a Extensão Rural, além de destacar os diversos Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional. Encerrou seu discurso convidando para o Seminário Nacional de Extensão Rural, marcado para os dias 7 e 8 de maio, em Brasília.

Projeção de frases nas fachadas do Congresso

Reforçando a Semana de luta, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil(Faser) e o deputado Joseildo Ramos(PT-BA) promoveram ato pela valorização da extensão rural pública e governamental com projeção de frases nas fachadas do Congresso Nacional e na cúpula do plenário da Câmara dos Deputados.

Pular para o conteúdo